Nesta quarta-feira (01), simbolicamente, estamos sendo convidados a recomeçar mais um ano em nossas vidas: o ano novo. Toda virada de ciclo vem acompanhada de bons propósitos e expectativas. Qual o seu propósito para o ano de 2025 que se inicia hoje?
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na Bíblia, as boas novas são a notícia do Reino de Deus e da salvação por meio da fé em Jesus Cristo. Mas e em nossas vidas, o que projetamos como sendo as boas novas?
Confesso que sou uma pessoa de ritos, pois eles me fortalecem em fé, esperança e gratidão a Deus. Ontem, estava lendo a cartinha que havia escrito para mim e para Deus prospectando o ano de 2024. Nela, continha meus propósitos e desafios a serem cumpridos durante o ano que findou. Minha escrita fala de mim, de como minha fé me move na busca por um encontro com quem sou como filha de Deus e com quem posso vir a ser através da minha fé que me convida a ser mais. Revisitando esta carta, correram lágrimas em meu rosto, tamanha emoção que senti ao perceber o quão gratos devemos ser em nossas vidas.
Uma gratidão que se sobressai diante dos nossos anseios e sonhos que desejamos em nossas conquistas. Fui convidada, entre linhas escritas, a reviver meus rabiscos com sopros de vida e esperança por tudo o que pude ser e fazer no ano findado. Revivi momentos de superação e de ressignificação no que me propus a ser. Silenciei e me dei um abraço me permitindo a gratidão, o amor próprio e o perdão, tão necessários nesta busca por um novo, que se despedia do que havia ficado para trás como aprendizado.
Vivendo o hoje e projetando o amanhã
Após ler a cartinha, cumpri o rito do rasgar e do queimar aqueles papéis, como uma forma de extravasar e deixar ir tudo o que havia passado. Respirei fundo e me pus a escrever numa folha em branco, novas palavras que me regozijaram a pensar no que poderei vir a ser e fazer. Rabisquei minha gratidão, minha fé e minhas orações diante da vida como meio para projetar meus sonhos e vontades que são latentes em meu viver. Enquanto escrevia, escutava minhas músicas favoritas que me convidavam a refletir sobre a vida no aqui e no agora.
Como se estivesse num palco a me apresentar, sem máscaras, sem falsetes e acompanhada por minhas verdades. Ingressei na página dos comprometimentos em que assumia comigo o propósito de persistir e amar. Neste momento, fui inundada por uma força e por uma alegria que me convidaram a levantar e dançar minhas palavras. Dancei e lancei para o universo meus anseios e propósitos, firmando comigo e com Deus, uma aliança de fé e de comprometimento com o que está por vir.
Do velho ao novo
Tudo aquilo que passa, fica como aprendizado. Mantemos viva a chama da vida que clama por amor e verdade. O fato de iniciarmos um novo ciclo não significa que devamos esquecer o nosso passado, mas, sim, revisitá-lo com zelo, amor e cuidado. Cuidado este que nos convida a agregar os fatos vividos em nossas memórias com contemplação, aceitação e liberação do perdão. O que virá pela frente, cabe a nós, com discernimento e juízo, fazermos um bom uso das nossas escolhas com liberdades e bons propósitos.
Que possamos aceitar o que já foi tentando melhorar o que pode vir a ser. Que do ano velho permaneçam os bons feitos e a continuação de tudo o que foi semeado para um bem maior. Tudo aquilo que passamos, de alguma forma cria morada em nós. Que permitamos permanecer apenas aquilo que nos convida a evoluir e ser presença saudável em nossas vidas e na vida de outrem.
E o seu propósito?
Neste primeiro dia do ano que se inicia, reserve um momento, para, quem sabe, escrever uma cartinha para você, mesmo que seja um rito simbólico, se permita prospectar seus propósitos de vida para 2025. Acredite em cada palavra escrita acompanhada por toda força que habita em sua fé. Se na Bíblia, as boas novas são a notícia do Reino de Deus e da salvação por meio da fé em Jesus Cristo, aceite e projete isto em sua vida. Dialogue com Deus, fale sobre seus planos e peça o discernimento para que ele lhe mostre o caminho. Acolha seus sentimentos, viva suas crenças e tenha fé. Faça deste momento um encontro com a sua criança, abrace-a e a acolha com gratidão por tudo o que ela já vivenciou e o que ela pode ainda viver. Aceite a sua criança adulta e permita-se voltar a sonhar e sentir o mundo com a mansidão e a coragem que tanto precisamos para poder ousar e viver a vida. E, se eu puder dar um conselho, recomendo brincar com você mesmo e com os seus. Recupere seus ritos!!! Seja de verdade!!! Brinque!!! Quando brincamos, experimentamos um mundo que gostaríamos que fosse. Que 2025 seja um ano repleto de vida, saúde, cura, paz, amor, coragem, fé, esperança, riqueza, abundância do que é de Deus e muita alegria em seu coração.
Feliz e abençoado 2025 para você, para os seus e os nossos!!!